Melatonina – não é apenas para dormir! (Câncer, Doença Cardíaca, Dores de Cabeça, Parkinson, Radicais Livres, Anti-Envelhecimento também!)
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A melatonina é o super hormônio do sono

Ciclos de sono saudáveis ​​são uma das melhores práticas para maximizar a saúde e otimizar o desempenho diário. A melatonina é um hormônio super que é produzido no corpo e ajuda a iniciar o ciclo do sono. Este hormônio também é conhecido por melhorar os processos de cura e regeneração no corpo. Maximize a secreção de melatonina com estratégias simples para melhorar seus ciclos de sono. 

A melatonina é um hormônio crítico produzido pela glândula pineal na ausência de estimulação luminosa. Este hormônio é responsável por induzir um estado de sono e regular os ritmos circadianos que governam nosso ciclo vigília-sono. A melatonina foi identificada como um dos maiores captadores de radicais livres no organismo. Mostrou-se para suprimir poderosamente o crescimento do tumor no corpo.

A melatonina é considerada um dos antioxidantes mais eficazes no corpo devido à sua capacidade de se difundir facilmente através das membranas celulares e da barreira hematoencefálica. A melatonina é um eliminador direto de subprodutos metabólicos, como OH, O2 e óxido nítrico. 

A melatonina é muito singular, pois não sofre ciclos redox (ciclo de redução e oxidação) como a maioria dos antioxidantes, como a vitamina C. A ciclagem redox pode ser um processo perigoso, pois abre a janela para permitir que um antioxidante também produzir radicais livres. Uma vez que a melatonina é oxidada, ela forma vários produtos finais estáveis ​​que não podem ser reduzidos ao reagir com os radicais livres. É um dos poucos anti-oxidantes terminais.

A melatonina é um dos agentes protetores mais poderosos contra as mutações do DNA. Por isso, é um dos maiores remédios naturais do câncer. Ele desempenha um papel muito importante na proteção contra a inflamação e danos causados ​​pelos radicais livres no cérebro, devido à sua facilidade de fluxo através da barreira hematoencefálica. Também foi demonstrado que aumenta a vida útil média de camundongos em 20% em alguns estudos. 

Outros estudos mostraram que a melatonina melhora a função das citocinas. Isso permite uma maior sensibilidade imunológica, que permite uma defesa imunológica mais coordenada contra doenças infecciosas. A coordenação imunológica aprimorada também reduz as condições inflamatórias autoimunes e crônicas. 

Níveis saudáveis ​​de melatonina e bom sono. Os ciclos também são conhecidos por influenciar o hormônio do crescimento humano (HGH). O HGH é conhecido por influenciar o corpo a queimar gordura, construir e regenerar tecidos corporais saudáveis, para reparar o colágeno, que é necessário para a formação saudável da pele, para melhorar a densidade óssea e aumentar a imunidade. Bons ciclos de sono melhoram a secreção e a utilização de HGH no corpo . 

Aqui estão algumas estratégias simples para maximizar a sua secreção de melatonina: 

1. Vá dormir cedo: A secreção hormonal, a temperatura corporal, a digestão e a restauração dos tecidos são regidos por ciclos de 24 horas ligados à exposição à luz natural. Até 80% da secreção do hormônio de crescimento humano ocorre entre as 23h e 1h da manhã. Indivíduos que estão na cama até às 22h estão maximizando a capacidade deste hormônio restaurador de curar e regenerar os tecidos do corpo. 

2. Pratique tempo de silêncio intencional antes de ir para a cama: Utilizando a atenção plena presente momento ou meditação ajuda a impulsionar a melatonina. Este processo acelera o tempo de deitado para adormecer e aumenta a qualidade e a satisfação do sono. Tome 15-20 minutos antes de dormir e relaxe sua mente e concentre sua respiração. 

3. Reduzir o açúcar, aromatizantes artificiais e conservantes, alimentos processados, cafeína e qualquer outro tipo de estimulante. Estes reduzem a secreção de melatonina e hormônio de crescimento no corpo. 

Hidrate eficazmente: a desidratação causa respostas crónicas do stress no corpo que minimizam a secreção saudável da melatonina e da hormona do crescimento.

5. Mantenha seu quarto escuro: Qualquer tipo de estimulação luminosa inibirá a glândula pineal de formar melatonina. Isso interromperá o sono e minimizará os efeitos benéficos da melatonina no organismo. 

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